Vitória / ES - segunda-feira, 13 de maio de 2024

Aneurismas

O que é?


É uma dilatação permanente, localizada de uma artéria tendo pelo menos 50% de aumento, comparado ao diâmetro normal.

 

O que causa o aparecimento de Aneurismas?


Os aneurismas são causados por enfraquecimento da parede dos vasos decorrentes de doenças como aterosclerose (causa mais freqüente dos aneurismas) ou inflamações do próprio vaso, fazendo com que aos poucos, durante os anos, esse local enfraquecido comece a se dilatar, podendo chegar a vários centímetros de diâmetro.

Além da aterosclerose, outros fatores como história familiar, hipertensão arterial e tabagismo contribuem para o desenvolvimento de aneurismas.

Onde podemos encontrar aneurismas?


Os aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo humano, mas preferencialmente são encontrados na aorta abdominal, seguida das artérias dos membros inferiores e superiores, artérias cerebrais e algumas vezes nos vasos dos órgãos abdominais.

Quais os sintomas e como diagnosticar os aneurismas?


Geralmente se desenvolvem de forma assintomática, o paciente não sente nada, e acaba sendo descoberto em exames de rotina como ultra-som.

Muitas vezes, em casos mais avançados, o próprio paciente pode fazer o diagnóstico, palpando uma "bola" que pulsa, ou um "coração na barriga", quando esse ocorre na aorta abdominal.

No entanto, nessa situação, o aneurisma já é volumoso, não sendo um diagnóstico precoce.

O diagnóstico pode ser realizado pela palpação do abdômen pelo Médico clínico geral ou pela realização de uma ecografia de abdômen que muitas vezes é solicitada para a investigação de outro problema.

O problema é quando o diagnóstico não é feito e o aneurisma cresce ao ponto de romper. Nesses casos a situação é muito grave e na maioria das vezes fatais.

Qual o tratamento para o aneurisma?

O tratamento depende de vários fatores como tamanho, localização e fatores de risco do paciente. Existem técnicas de cirurgia convencional e por via endovascular. A escolha da técnica adequada deve ser feita sob orientação de um Cirurgião Vascular, que é o médico especialista no tratamento desse tipo de doença.