Vitória / ES - domingo, 12 de maio de 2024

Edema Linfático

O que é?

Os linfáticos são pequenos vasos, com menos de 3mm de diâmetro, cuja função é transportar a linfa até gânglios (também conhecidos como linfonodos).

Uma das principais funções do sistema linfático é de "transportar" as proteínas, outras substâncias e líquidos que saem do sangue para dentro dos vasos linfáticos, assim como também ajudar o organismo a se defender contra diferentes microorganismos (por exemplo, bactérias, vírus e fungos).

Edema Linfático ou Linfedema


As pessoas com doença linfática têm uma menor circulação da linfa pelo corpo. Podemos dizer resumidamente que, como a linfa fica mais "parada", uma parte desse líquido sai de dentro para fora do vaso linfático, ficando acumulado debaixo da pele, causando linfedema (inchaço) dos pés, tornozelos, pernas ou dos braços. Quando o linfedema (inchaço) aumenta, pode causar dor no local, deformidades, dificuldade para movimentar a perna, o braço etc. e até mesmo infecções da pele. Nos casos mais complicados, o inchaço é tão grande que pode dificultar o movimento do membro com incapacidade de andar normalmente.

Quais os principais tratamentos?


No geral o tratamento é escolhido de acordo com cada caso.  Baseia-se no uso de medicamentos, fisioterapia ou cirurgia, podendo ser utilizados isoladamente ou em associação.

Em geral é indicado:

Repouso/elevação do membro afetado

Medicamentos: por exemplo, drogas chamadas de linfocinéticas têm a capacidade de aumentar a circulação dos vasos linfáticos e assim melhorar os sintomas.

Fisioterapia: sessões de drenagem linfática manual e compressão pneumática intermitente melhoram, por meio da "massagem", a circulação linfática.