Vitória / ES - segunda-feira, 13 de maio de 2024

Erisipela

O que é?

A erisipela é uma infecção de pele causada por bactérias, sendo muito comum nas pessoas que têm doença linfática. No geral, essas bactérias estão presentes na pele normal, porém o inchaço causado pela má circulação da linfa aumenta a chance de aparecimento de pequenas feridas na pele. As bactérias penetram através destas feridas e causam a infecção (erisipela).

Ocorre geralmente nos membros inferiores e rachaduras, micoses, cortes e outros ferimentos nos pés ou pernas são as "portas de entrada" para bactérias causarem esta infecção, caracterizada por edema, dor e vermelhidão na parte atingida. Além disso, ocorrem sintomas gerais como febre alta (39º C), náuseas, vômitos e mal estar geral.

Como prevenir a Erisipela?


Manter os pés secos e limpos, sem micoses ou rachaduras são medidas essenciais para a prevenção. Talcos antissépticos para uso nos calçados também são recomendáveis.

É fundamental que o paciente que teve erisipela ou apresente linfedema se proteja contra novos surtos. A cada novo episódio aumenta o risco de ocorrência de linfedema pós-inflamatório. Higiene rigorosa dos pés e mãos, evitar traumatismos e cortes; evitar a ocorrência de edema, mantendo os pés da cama elevados, evitar a permanência prolongada em pé, são cuidados importantes para a prevenção da doença.

Curada a erisipela o uso da meia elástica é altamente recomendável, pois em grande parte dos casos se instala o linfedema como seqüela.